Deixa eu falar dos domingos, depois eu falo dos abismos.

Domingos são estranhos, sempre foram. Existe uma rotina que se mostra imutável aos domingos, e quase sempre ela vem repleta de melancolia.

As rotinas dominicais mudaram ao longo dos anos, claro, mas se forço um pouco a memória percebo que a melancolia sempre esteve presente. Amigos vieram e se foram, bichos de estimação me alegraram e morreram, histórias da roça me amedrontaram e hoje são uma lembrança boa dos tempos em que minha avó ainda me contava histórias, ainda penso que nesse sentido coisas precisam ser reavivadas. E tudo isso faz parte do baú da memória que se torna mais pesado aos domingos. Foram domingos que passou.

Os tempos das roupas de domingo, o chão vermelho de cimento queimado recém encerado, a tia na cozinha, estudo bíblico, sim, estudo bíblico, matinal, e aos domingos. Cheiro de cera, de lasanha e gosto de guaraná. E eu me pergunto por que as pessoas dedicam à Deus o domingo, e são tão escrotas em todos os outros dias da semana.

Mas são as memórias mais recentes, de domingos eternos que duraram um sopro, que hoje inflamam a memória. Triste Bahia… Entre todas as músicas, de todos os domingos e memórias elegi para os domingos um hino. Pra dar o tom à essa tristeza que me rói os ossos, mas guarda algo de bonito e bem lá no fundo fala é de força.

E sobre esses últimos domingos, e os versos e melodias do Caetano, não sei falar mais muito. São só memórias e hoje o domingo é de olhos turvos. Tanto quis reter em palavras enfileiradas e pontuadas os gostos, as conversas e os sons que me perdi. E me traí.

Mas hoje, mesmo sem saber quais palavras usar, queria só falar desses domingos bonitos, do céu e de lugares mágicos. Mesmo que seja de um céu que se desfez, e de uma magia que hoje só faz pesar ainda mais o baú das memórias. Mas o que se planta na memória não morre.


Instagram ancora-icone-blog-queimei-meus-navios Twitter ancora-icone-blog-queimei-meus-navios Facebook ancora-icone-blog-queimei-meus-navios Filmow ancora-icone-blog-queimei-meus-navios Skoob ancora-icone-blog-queimei-meus-navios Flickr 

 

Deixe um comentário

