Animação do Fim de Semana: O Estranho Mundo de Jack

O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas) – 1993

tim-burton-Henry-Selick-blog-queimei-meus-navios-leticia-almeida

What’s this?
The streets are lined with

Little creatures laughing
Everybody seems so happy
Have I possibly gone daffy?
What is this?
What’s this?

There are children throwing snowballs here
instead of throwing heads
They’re busy building toys
And absolutely no one’s dead

Sim, aqui a criação original é realmente do Tim Burton e se originou de um poema escrito por ele em 1982. Ele não pôde dirigir o filme por conta de outros trabalhos (Batman – O Retorno e Ed Wood) porém esteve presente no set em vários momentos da produção. Por esse motivo a direção do longa ficou por conta de Henry Selick. Sabendo disso fica fácil compreender a grande influência que o Tim Burton exerceu sobre o Henry Selick e suas obras posteriores.

Jack Skellington, rei absoluto do Halloween, se sente cansado da repetição de sustos, gritos e brincadeiras horripilantes de todos os anos. Tomado por um sentimento de vazio passa a madrugada vagando sem rumo até se deparar com portais que levam à outras terras. Encantado pelo brilho da árvore de Natal o esqueleto vai parar no reino dos felizes responsáveis pela comemoração natalina.

Ainda mais encantado com tudo o que vê por ali Jack quer que seus companheiros de Halloween Town compreendam toda àquela magia de luzes brilhando, árvores enfeitadas, doces e presentes, porém se frustra ao não conseguir explicar tudo o que viu para seu companheiros. A partir disso se concentra em descobrir o que se encontra por trás de todos os objetos que ele traz da terra do Papai Noel. Em seus esforços busca a ajuda de um cientista maluco, uma espécie de doutor Frankenstein, o criador de Sally, aparentemente a habitante mais sensata da Terra do Halloween.

Porém, apesar de tudo, não consegue descobrir nada e quando já está prestes a perder as esperanças tem a grande ideia de ele próprio encarnar o bom velhinho. Elabora então um plano e convence todos os habitantes da cidade a se unirem e fazerem algo completamente diferente do que estão acostumados a fazer todos os anos. Ele decidi que naquele ano o Natal será responsabilidade dos estranhos habitantes da cidade do Halloween. Apesar de suas boas intenções, e das tentativas de Sally de mostrar o quanto aquilo não estaria certo, Jack é um fiasco como alguém que tem como missão tornar o Natal das crianças mágico e feliz com seus presentes.

o-estranh-mundo-de-jack-blog-queimei-meus-navios-leticia-almeida

Com um visual sombrio e figuras horripilantes o filme acabou se tornando um verdadeiro filme natalino, com metáforas que indicam que todos, independentemente daquilo que aparentam ser, merecem um feliz Natal.

Apesar de não ter de fato dirigido o filme Tim Burton está presente tanto no roteiro, juntamente com Caroline Thompson e Michael McDowell, quanto na produção. A trilha sonora de Danny Elfman casa perfeitamente com cada cena do filme e aqui também o Tim Burton ofereceu sua contribuição descrevendo cada cena para que a partir disso a trilha fosse composta.


Instagram ancora-icone-blog-queimei-meus-navios Twitter ancora-icone-blog-queimei-meus-navios Facebook ancora-icone-blog-queimei-meus-navios Filmow ancora-icone-blog-queimei-meus-navios Skoob ancora-icone-blog-queimei-meus-navios Flickr 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s