Estante de Março

 E aqui estou eu mais uma vez pra contar o que andei lendo e assistindo durante esse último mês.
Passei a metade do mês com bastante preguiça de ler, então só li um livro e meio e também foram livros que estavam empacados na estante há um bom tempo. Mas em compensação vi bastante filmes, sei que para algumas pessoas é pouco, mas pra mim tem sido uma quantidade razoável.

filmes-corra-lola-corra-clube-dos-cinco-blog-queimei-meus-navios-leticia-almeida

Clube dos Cinco (The Breakfast Club) – 1985
Direção: John Hughes
Gênero: Comédia; Drama
★★★★★ ♥

Não sei porque demorei tanto tempo para assistir esse filme. Terminei o filme cheia de saudades dos clássicos dos anos 80 sobre a vida adolescente. A forma como a história é contada me lembrou um pouco o filme Curtindo a Vida Adoidado  do mesmo diretor John Hughes. Mas aqui o ritmo é um pouco diferente e não há mudança de cenários, o que a princípio daria a ideia de um filem monótono, mas esse definitivamente não é o caso. A história toda se passa dentro de um colégio e praticamente apenas dentro da biblioteca onde os cinco personagens principais são obrigadas a passar uma tarde de sábado como punição por mal comportamento. Muitas cenas são improvisadas por decisão do diretor que deixou os atores bem a vontade para improvisar o que dá um ar bem espontâneo à muitas cenas marcantes do filme. Entrou fácil na lista de favoritos.

Trapaceiros (Small Time Crooks) – 2000
Direção: Woody Allen
Gênero: Comédia; Policial
★★★

Nunca tinha visto nada do Woody Allen e fiquei um pouco surpresa ao constatar isso. Pois bem, zanzando pelo Netflix me deparei com esse filme e decidi que já era hora de fazer alguma coisa para mudar o fato acima citado. Pois bem, nenhuma surpresa. Acho que superestimei o Woody, ou o filme em questão, mas achei o filme bem fraquinho. Engraçado, sim, mas nada além disso. O tão aclamado humor sarcástico do diretor não me convenceu, pelo menos não nesse filme. O que me levou a dar uma pesquisada e fazer uma listinha de alguns filmes para conhecer melhor esse diretor/autor/ator que sempre ouvi ser bastante elogiado, inclusive pela minha mãe, que é fã.

Corra, Lola, Corra (Lola, Rennt) – 1998
Direção: Tom Tykwer
Gênero: Ação; Suspense; Thriller
★★★★

Outro filme que demorei tempo demais pra assistir. Filme alemão que foge um pouco do que estamos acostumados a esperar de um filem alemão, porém com o enredo simples consegue ser considerado um dos novos clássicos do cinema. Casualidade, efeito dominó e as várias possibilidades diferentes que uma simples ação pode desencadear. É tipo um você decide com três finais diferentes e em cada um deles pequenas alterações em toda a história envolvendo todos aqueles que aparecem, mesmo que por um brevíssimo momento, na trama. O que mais gostei no filme é a forma como essas pequenas alterações mudam drasticamente todo o futuro dos envolvidos e como isso é mostrado em flashes rapidíssimo enquanto a protagonista não pára de correr. Outro ponto que não poderia deixar de citar é os diálogos entre Lola e Manni que intercalam cada possível alternativa para a história.

Ender’s Game – O Jogo do Exterminador (Ender’s Game) – 2013
Direção: Gavin Hood
Gênero: Ação; Aventura Ficção; Científica
★★★★

Já tinha passado batido por esse título várias vezes e quando acabei assistindo sem a menor expectativa e meio que por falta de opção me surpreendi bastante. Ao contrário do que achei quando li a sinopse, o filme é bom, pelo menos na minha opinião.
Fiquei simplesmente encantada com a atuação do Asa Butterfield (quem se lembra dele do A Invenção de Hugo cabret?) ele é muito bom! De um modo geral o filme me surpreendeu. Falta um pouco de contexto sim, é previsível também, mas nada disso tira o mérito do enredo que é realmente bem amarrado. O ritmo do filme é bom e a fotografia é muito boa. Aborda questões éticas sem pesar e se tornar cansativo. Ou seja, pra quem gosta de ficção científica e tá procurando um filme visualmente interessante, com um bom enredo capaz de suscitar reflexões sem forçação de barra, acredito que vá encontrar nesse filme um entretenimento válido.

Garota em Progresso (Girl In Progress) -2012
Direção: Patricia Riggen
Gênero: Comédia; Drama
★★★★

Achei esse filme por acaso no Netflix, nunca nem tinha ouvido falar dele antes, tava procurando um filme com temática adolescente que fosse mais levinho. O filme é exatamente isso, leve e bem despretensioso, mas acabou rendendo umas boas reflexões por aqui. A história é basicamente de uma adolescente filha de mãe solteira que, após uma aula de literatura sobre os ritos de passagem que marcam o final da adolescência e o início da fase adulta, resolve acelerar o seu processo de amadurecimento criando potenciais situações traumáticas pelas quais ela própria se obriga a passar. O filme não é nada profundo e como drama é apenas um daqueles água com açúcar que passam na sessão da tarde, mas vale a pena.

guia-do-mochileiro-das-galaxias-douglas-adams

Guia do Mochileiro das Galáxias: Não Entre em Pânico  – Douglas Adams
★★★★★

Guia do Mochileiro das Galáxias: O Restaurante no Fim do Universo  – Douglas Adams
★★★★★

Tenho a série completa desde 2013, já tinha lido os três primeiros volumes, mas acabei abandonando a leitura da série e passando outros livros na frente. E por já ter tanto tempo que tinha lido os primeiros resolvi retomar a leitura desde o volume um. E não me arrependo. Pra ser sincera não lembrava mais de quase nenhum detalhe, claro que a medida que vou lendo vou me lembrando da história como um todo, mas isso não tira nem um pouco o encanto do livro. Ainda me surpreendo com as reviravoltas que os livro dá jogando seus personagens para os cantos mais improváveis do universo nem piscar de olhos.

Não farei uma resenha agora, pretendo terminar de ler todo os volumes e fazer um post exclusivamente com as minhas experiências de leitura série.


Instagram ancora-icone-blog-queimei-meus-navios Twitter ancora-icone-blog-queimei-meus-navios Facebook ancora-icone-blog-queimei-meus-navios Filmow ancora-icone-blog-queimei-meus-navios Skoob ancora-icone-blog-queimei-meus-navios Flickr 

Deixe um comentário

