Não Veja a Novela!

Olha, vou confessar que sempre que dava eu assistia um capítulo da novela Amor à Vida (precisei de alguns segundos pra lembrar o nome da novela, mas ok, vamos lá), isso não quer dizer que eu não deixava de fazer outras coisas que realmente estavam precisando ser feitas para ver a novela. Os cinco últimos minutos da novela valeram a pena, mas quanto ao resto…

Por essas e outras prometi pra mim mesma que não iria ver nenhum capítulo da novela Em Família. Manoel Carlos, mais uma Helena que no final das contas vai ser de algum jeito igualzinha a todas as outras… Mas aí num dia meio adoentada e sem conseguir fazer nada deitada no sofá, vi um capítulo da bendita novela. No dia seguinte já estava melhor e bem o suficiente pra realizar outra atividade que não fosse ficar morgada no sofá vendo novela, mas não é que foi exatamente isso que eu fiz! Pensei, lá se foi minha promessa de não ver essa novela, auto engano básico pra me convencer de que já que eu já tinha quebrado a promessa de não ver NENHUM capítulo da novela, não faria mal ver mais um e mais um outro capítulo. Mas ai organizando minha caixa de entrada de e-mails, tava um verdadeiro caos aquilo lá, encontrei a seguinte mensagem do André Valongueiro do Mude.nu:

Não se preocupe, não vamos cair nos clichês contra novelas…

…Não vamos argumentar que novela é “coisa de alienado, subproduto cultural, estratégia de dominação em massa” ou qualquer outro lugar comum.

Acreditamos que novela é um produto de entretenimento como qualquer outro, que cumpre sua função tanto quanto música, artes plásticas, teatro, cinema etc.

O nosso desafio para que você não assista à novela Em Família, que estreia hoje à noite na Globo, baseia-se em dois simples pontos:

1. Você já viu essa novela

2. Você pode usar essas 257 horas, ou 221 noites, durante sete meses, para realizar coisas muito mais interessantes

E a principal reflexão é: daqui a sete meses, você quer ter apenas assistido a mais uma novela do Manoel Carlos (com direito a Helena, Leblon e Bossa Nova) ou quer ter um monte de histórias para contar, um monte de experiências de vida para lembrar para sempre?

Já tinha me proposto trocar a novela por um seriado que quero muito ver, ou a leitura de um livro que tá empoeirando na estante há meses. Como foi dito na mensagem, também não sou do tipo que acha que novela é coisa de alienado, gosto de novelas, acho um entretenimento válido. Tem momentos que tudo o que a gente quer é parar um pouco pra não fazer nada e ‘desocupar’ a cabeça.

O problema é que novelas são extremamente viciantes, pelo menos pra mim, e sei que se eu gostar da novela não vou parar para assistir apenas nos dias em que não tiver nada pra fazer e tiver precisando espairecer, sei que quando tiver curiosa com o que vai acontecer em um capítulo vou deixar de fazer o que é preciso para ver o bendito capítulo. E é isso o que acontece sempre, os momentos mais emocionantes acontecem sempre nos minutos finais de cada capítulo, exatamente para fisgar a nossa curiosidade e fazer com que no dia seguinte estejamos ali ligadinhos na continuação. É essa a armadilha e por isso é tão importante não ver nenhum capitulozinho que seja.  E outra, novela tem horário determinado. Sei que dá pra gravar, mas realmente nem vale a pena, não é o caso. Nesse sentido é mais vantajoso o seriado que eu escolho que horas vou assistir, e no meu caso ainda vejo a vantagem de estar melhorando meu inglês enquanto me distraio um pouco.

Outra coisa que vou tentar fazer é aproveitar o fim da noite (quando não estiver moída de cansaço) pra fazer posts aqui para o blog. Estarei encarando em breve uma nova rotina, que já será um desafio por si só, e vou querer ir compartilhando isso por aqui.

Pra finalizar, o link do post no Mude.nu onde existem mais motivos pra deixar de lado a novela, e mais um monte de desafios interessantes e dicas pra quem quer levar uma vida mais de acordo com aquelas metas que sempre fazemos na virada do ano.
Por que você não deve assistir à nova novela hoje à noite

Deixe um comentário

