Animação do Fim de Semana: A Pequena Loja de Suicídios

“Você desperdiçou a sua vida?”

a-pequena-loja-de-suicídios

Se o fato de ser um musical em animação em francês não for motivo suficiente pra querer ver esse filme, deixa eu ver se consigo te dar mais motivos.

A sinopse do filme é a seguinte:

Em um mundo imerso em depressão e desesperanças, uma família ganha a vida vendendo artigos para ajudar pessoas a cometerem suicídio. Entretanto, os negócios da família enfrentam problemas quando o filho caçula decide mudar de uma vez por todas essa realidade. 

Baseado no romance de Jean Teulé.

E se trata de uma animação com uma estética infantil (e linda) mas cheia de humor negro.

a-pequena-loja-de-suicídios

A história se passa em uma cidade onde a maior parte das pessoas vive cabisbaixa e insatisfeita com suas vidas, sem esperanças em um mundo onde as coisas só vão de mal a pior. Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. Nesse clima de desesperança uma família se alegra com as notícias ruins nos jornais, quanto mais desesperadora a vida e mais gente infeliz e disposta a desistir de tudo, maior o lucro da loja mantida por eles onde trabalha toda a família, inclusive os filhos. Na pequena loja familiar são comercializados com toda naturalidade do mundo itens como cordas para enforcamento, venenos e armas de fogo.

a-pequena-loja-de-suicídios

a-pequena-loja-de-suicídios

a-pequena-loja-de-suicídios

Nesse clima sombrio o comportamento do filho caçula é completamente reprovável, levando seus pais ao desespero com seu bom humor, riso fácil e brincadeiras inocentes.

a-pequena-loja-de-suicídios

O tema meio mórbido é desenvolvido de uma forma simples, o enredo do filme é bem descomplicado o que torna  um pouco difícil pra mim falar sobre ele sem deixar escapar algum spoiler. No final das contas o filme se torna leve, mas ainda assim consegue deixar algumas reflexões no ar. Até porque, falar em suicídio, mesmo de forma bem humorada, não deixa de ser algo meio perturbador.

E afinal de contas, apesar de não encontrarmos uma loja que declaradamente venda itens para facilitar a vida das pessoas quando elas resolvem dar fim a própria existência, o fato é que existem muitos que lucram com o suicídio lento que muitos andam cometendo por aí, e não são peixes pequenos.

“Tenha sucesso na sua morte!”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s